Perfil

Nascido para Operar

O menino Antonio Luiz desde pequeno sonhava em ser Médico-Cirurgião para amenizar o sofrimento humano.

Aos 17 anos ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e até hoje nunca mais parou na busca incansável do melhor, tendo a cirurgia como essência de sua vida.

Graduou-se em Medicina na Universidade de São Paulo ( FMUSP) em 1973. Fez residência em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo na Universidade de São Paulo (FMUSP). É Especialista em Cirurgia Geral e Gastrocirurgia pelo Mec, e Mestre pela Universidade de São Paulo (FMUSP).

Trabalhador estoico, aos doentes dedicação máxima, exercendo o seu ofício com calma, humildade, alegria, positividade e acima de tudo humanidade; marcas registradas de sua personalidade.

Reconhecido mundialmente por sua impressionante destreza cirúrgica, o Dr Macedo teve uma trajetória cheia de desafios e de sucesso. Certamente foi necessário abdicar de muitas coisas para alcançar o sucesso e o respeito que tem atualmente.

A abnegação de um homem lutador e talentoso o transformou em um dos médicos mais procurados do Brasil. Mais de 1000 procedimentos cirúrgicos só em 2008 traduzem a coragem e determinação deste cirurgião cujas mãos abençoadas por Deus já salvaram milhares de vidas e sua reputação atravessou fronteiras.

Estudioso compulsivo e sempre atento às novas possibilidades e descobertas científicas desde a época da faculdade, busca sempre se empenhar em todas as inovações tecnológicas da cirurgia. Foi assim tanto no início dos anos 90, quando a laparoscopia entrou em cena e revolucionou a cirurgia, quanto agora com o advento do Robô Da Vinci, o aparato mais avançado em tecnologia cirúrgica.

Em março de 2009 alcançou o inédito feito de realizar no Hospital Israelita Albert Einstein a Primeira Gastroduodenopancreatectomia (GDP) Laparoscópica Robótica do Hemisfério Sul, tornando-se em outubro de 2009 Membro Fundador da Clinical Robotic Surgery Association (CSRA, e em dezembro o Presidente do Comitê Multidisciplinar de Cirurgia Robótica e Minimamente Invasiva.

Os membros de sua equipe desfrutam o aprendizado de um líder e de um professor, coordenando um time coeso, visando o melhor para o paciente. E o doente maior objetivo deste projeto de vida, que chega ao consultório com suas fraquezas expostas e com toda a insegurança que a enfermidade propicia, torna-se o principal beneficiado, e a razão de toda esta dedicação.